Hungria: Partido conservador pede boicote à publicidade inclusiva da Coca-Cola

“Zero açúcares, zero preconceitos”

Uma campanha da Coca-Cola com casais do mesmo sexo obteve esta semana um pedido de boicote pelo partido conservador no poder na Hungria, o Fidesz de Viktor Orbán. Apesar da pressão política, a marca recusou-se a recuar na sua mensagem de inclusão “Love is Love” (“O Amor é Amor”).

A multinacional entende que “tanto as pessoas heterossexuais quanto as homossexuais têm o direito de amar e amar da forma que querem”. 

Os cartazes fazem parte de uma parceria com um festival de música em Budapeste que está a promover um evento, a “Love Revolution” [“Revolução do amor”]. Em conjunto com o festival, a Coca-Cola apresentou cartazes para promover a inclusão, com imagens de casais homossexuais a sorrir e com slogans como “Zero açúcares, zero preconceitos”. Contudo, alguns membros do partido conservador no poder pediram um boicote à empresa de bebidas, afirmando que a campanha levada a cabo era “provocadora”. 

O Fidesz assume-se contra o casamento por casais do mesmo sexo, afirmando querer defender as tradições cristãs europeias. Já este ano, o presidente do Parlamento húngaro disse que a adoção por casais do mesmo sexo era “pedofilia num sentido moral”.

Ainda assim, Viktor Orbán respondeu ao boicote proposto por membros do partido, dizendo que os húngaros são livres para escolher se querem ou não beber Coca-Cola.

A Coca-Cola deixou claro:

Acreditamos que somos todos e todas iguais, independentemente da nossa nacionalidade, religião, sexo, idade, origem étnica, língua falada, hobbies e opiniões. Acreditamos que as pessoas heterossexuais e homossexuais têm o direito de amar a pessoa que é melhor para elas.

Pois assim seja!

Fontes: Towleroad e RTP.