rede ex aequo publica ‘Guia sobre Saúde e Leis Trans em Portugal’ para tornar mais acessíveis todas as nossas dúvidas

A rede ex aequo lançou o “Guia sobre Saúde e Leis Trans em Portugal: Recursos e Procedimentos”. A Associação explicou em comunicado que “a palavra trans engloba uma variedade de vivências de género que não correspondem ao género atribuído à nascença”, podendo estas identidades trans tanto “ser binárias (homem/mulher), como não-binárias e pessoas trans podem escolher transicionar (ou não) socialmente, legalmente e/ou medicamente”. Reforça igualmente que a não realização dos anteriores processos “não invalida a identidade da pessoa.”

A rede ex aequo considera que, atualmente, “nem sempre é fácil uma pessoa trans ter conhecimento dos seus direitos devido a essa informação estar espalhada por vários documentos legais e em linguagem nem sempre acessível”. De igual forma, diz que “a informação sobre serviços de saúde e questões médicas está dispersa e não é clara, tendo as pessoas de recorrer frequentemente a conselhos de quem já tenha passado pelo sistema de saúde.” Este é um obstáculo dado que “nem todas as pessoas trans têm acesso a uma comunidade a quem possam colocar estas perguntas e informar-se.”

O “Guia sobre Saúde e Leis Trans em Portugal: Recursos e Procedimentos” surge assim como uma compilação de informação que tem como objetivo “simplificar e tornar mais acessível o conteúdo das leis, despachos e políticas em vigor no que toca a questões trans, fornecer informação sobre cuidados e serviços de saúde e facultar recursos para que pessoas trans se possam empoderar e tomar decisões de maneira bem informada.”

Algumas das questões abordadas, podem ser lidas na íntegra no “Guia sobre Saúde e Leis Trans em Portugal: Recursos e Procedimentos”

A criação deste guia vem no seguimento dos projetos da rede ex aequo direcionados à juventude trans, não-binária e em questionamento identitário, com o objetivo de quebrar o isolamento sentido e de dar ferramentas para navegar o mundo legal e da saúde. Estes projetos são o Encontro Nacional de Jovens Trans, um evento anual que consiste num fim de semana cheio de atividades de partilha, convívio e aprendizagem entre pares, e o Núcleo Nacional de Jovens Trans que realiza atividades online do mesmo carácter ao longo do ano.

O “Guia sobre Saúde e Leis Trans em Portugal: Recursos e Procedimentos”, encontra-se disponível em: www.rea.pt/guia-trans/

No dia 25 de junho, pelas 21h30, será realizada uma sessão oficial de lançamento do guia, em direto nas redes sociais da rede ex aequo, para a sua apresentação e esclarecimento de dúvidas sobre questões legais e de saúde trans.


Ep.158 – Festival da Canção (parte III), Dia Internacional das Mulheres e Portugal contra a LGBTIfobia húngara Dar Voz a esQrever: Notícias, Cultura e Opinião LGBTI 🎙🏳️‍🌈

O CENTÉSIMO QUINQUAGÉSIMO OITAVO episódio do Podcast Dar Voz A esQrever 🎙️🏳️‍🌈 é apresentado por nós, Pedro Carreira e Nuno Gonçalves. Começamos por falar das várias iniciativas que tiveram lugar a 8 de março, no Dia Internacional das Mulheres e de Portugal se associar finalmente à condenação da Comissão Europeia à Hungria por violação dos direitos das pessoas LGBTI+. Depois fazemos o comentário extenso à final do Festival da Canção e da escolha da vencedora "Ai Coração" de Mimicat. No Dar Voz A… temos Caliope, um projeto que junta várias artistas portuguesas. Artigos mencionados no episódio: Dia Internacional das Mulheres: 13 cidades portuguesas marcham hoje pela igualdade Portugal associa-se, por fim, à Comissão Europeia em ação contra Hungria por violação dos Direitos LGBTI+ Mimicat vence Festival da Canção: “Ai Coração” vai à Eurovisão! Jingle por Hélder Baptista 🎧 Este Podcast faz parte do movimento #LGBTPodcasters 🏳️‍🌈 Para participarem e enviar perguntas que queiram ver respondidas no podcast contactem-nos via Twitter e Instagram (@esqrever) e para o e-mail geral@esqrever.com. E nudes já agora, prometemos responder a essas com prioridade máxima. Podem deixar-nos mensagens de voz utilizando o seguinte link, aproveitem para nos fazer questões, contar-nos experiências e histórias de embalar: https://anchor.fm/esqrever/message 🗣 – Até já unicórnios 🦄
  1. Ep.158 – Festival da Canção (parte III), Dia Internacional das Mulheres e Portugal contra a LGBTIfobia húngara
  2. Ep.157 – Festival da Canção (parte II), Loreen, Ellie & Riley e Bans Drag outra vez
  3. Ep.156 – Festival da Canção (parte I), Bans Drag, Violência LGBTI e Futebol Feminino

O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Google Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer