Estudo mostra que homens com irmãos mais velhos são mais propensos a sentir atração pelo mesmo sexo

Novo estudo mostra que ter um número maior de irmãos mais velhos aumenta a probabilidade de uma pessoa vir a ter uma união do mesmo sexo.

Nas últimas décadas, muitos países alcançaram progressos notáveis no que toca à igualdade de tratamento das pessoas LGBTI+. Portugal, por exemplo, comemorou este mês 12 anos de casamento igualitário. Mas, apesar destes desenvolvimentos encorajadores, as minorias sexuais ainda vivem sob altos níveis de estigma, sendo que as origens da orientação sexual continuam a ser motivo de debate.  E isto importa porque é sabido que pessoas que entendem a orientação sexual como um produto de fatores biológicos são mais propensas a apoiar as minorias sexuais e os seus direitos, do que aquelas que a vêem como um produto de fatores sociais ou de escolha individual.

O “efeito de ordem de nascimento fraterna” é um dos padrões mais bem documentados que apoiam uma origem biológica da orientação sexual humana. Essa hipótese propõe que a propensão dos homens à homossexualidade aumenta com o número de irmãos biológicos mais velhos que eles têm.

Este efeito tem sido atribuído à reação imune de uma mãe a proteínas produzidas por um feto masculino. As proteínas entram na corrente sanguínea da mãe e desencadeiam a produção de anticorpos que influenciam o desenvolvimento sexual das crianças subsequentes.

Esses anticorpos maternos acumulam-se ao longo de gestações sucessivas com fetos masculinos, o que significa que homens com irmãos mais velhos são mais propensos a sentir atração sexual por pessoas do mesmo sexo.

No entanto, pesquisas anteriores que documentaram o efeito da ordem de nascimento fraterna basearam-se em amostras participantes pequenas e seletivas, o que levou especialistas a questionar a autenticidade do fenómeno. De facto, nenhum estudo de uma amostra populacional representativa apoiou sua existência – até agora.

A pesquisa agora apresentada usou dados exclusivos de registros populacionais holandeses. Esses dados permitiram acompanhar as trajetórias de vida de mais de nove milhões de pessoas nascidas entre 1940 e 1990.

Em estudos anteriores, foram usados esses dados para examinar se o sexo dos filhos de um casal afetou a estabilidade das suas relações e para comparar o desempenho académico de crianças criadas por casais do mesmo sexo e de sexo diferente. Desta vez, foram usados os dados para fornecer um teste robusto do efeito da ordem de nascimento fraterna.

Embora os dados não contivessem medidas diretas sobre a orientação sexual dos indivíduos, eles indicaram se as pessoas registaram ao longo da sua vida algum tipo de relação, como o casamento ou união de facto. Nos Países Baixos, as uniões de facto entre pessoas do mesmo sexo são reconhecidas desde 1998 e o casamento igualitário desde 2001.

Os resultados mostram evidências claras de um efeito fraterno da ordem de nascimento na homossexualidade. Especificamente, homens com um irmão mais velho têm 12% mais chances de entrar numa união homossexual do que homens com uma irmã mais velha e 21% mais propensos do que homens com apenas um irmão ou irmã mais novos.

A ordem de nascimento e o número total de irmãos também importam. Homens que são o irmão mais novo são mais propensos a entrar numa união homossexual do que homens que são o irmão mais velho, e as diferenças aumentam à medida que o número total de irmãos aumenta. Por exemplo, a probabilidade de um homem entrar numa união com uma pessoa do mesmo sexo é 41% maior se ele tiver três irmãos mais velhos, em oposição a três irmãs mais velhas, e 80% maior do que se ele tivesse três irmãos mais novos.

O gráfico abaixo ilustra alguns de nossos achados, mostrando o número de homens que entraram em uniões do mesmo sexo entre aqueles com até três irmãos. O sexo dos irmãos mais velhos exerce uma influência considerável sobre a formação da união entre pessoas do mesmo sexo. Por outro lado, o sexo dos irmãos mais novos desempenha pouco ou nenhum papel.

Os dados abrangem homens nascidos nos Países Baixos entre 1940 e 1990. O modelo estatístico subjacente contabiliza as diferenças no ano de nascimento. Isso descarta a possibilidade de que os resultados se devam a diferenças de idade entre os grupos. Intervalos de confiança de 95%.

Ao contrário de estudos anteriores que se concentraram quase exclusivamente em homens, foi também documentado aqui o mesmo padrão de resultados entre as mulheres, tendo sido descoberto que as mulheres também são mais propensas a entrar numa união homossexual se tiverem irmãos mais velhos. Este descoberta fornece suporte – ainda provisório – aos argumentos de que anticorpos maternos e proteínas fetais também interagem para influenciar o desenvolvimento sexual das mulheres.

Estes resultados contam uma história clara e consistente: o número e o sexo dos irmãos desempenham um papel importante no desenvolvimento da sua sexualidade. Esta evidência alinha-se diretamente com perspectivas que enfatizam a orientação sexual como um traço inato e um reflexo do verdadeiro eu de uma pessoa.

Uma base biológica para a sexualidade humana sugere que práticas prejudiciais, como terapia de conversão, não podem alterar a orientação sexual de alguém. Estes novos dados também desacreditam alegações de que a homossexualidade pode ser “ensinada” ou influenciada por pessoas LGBTI ou casais do mesmo género.


Ep.197 – 25 de Abril SEMPRE! no teatro & The Tortured Poets Department Dar Voz a esQrever: Notícias, Cultura e Opinião LGBTI 🎙🏳️‍🌈

O CENTÉSIMO NONAGÉSIMO SÉTIMO episódio do Podcast Dar Voz A esQrever 🎙️🏳️‍🌈 é apresentado por nós, Pedro Carreira e Nuno Miguel Gonçalves. Celebramos os 50 anos do 25 de Abril, com todo o contexto atual triste e da transgressão da comunidade LGBTI e também da arte, nomeadamente das peças de teatro Quis Saber Quem Sou de Pedro Penhim, em cena por todo o país, e Catarina e a Beleza de Matar Fascistas de Tiago Rodrigues, agora em livro. No Dar Voz A… como não podia deixar de ser, temos… Taylor Swift e o seu novo e antológico The Tortured Poets Department. Ah, e não podiamos deixar de congratular Nymphia Wind, the next drag superstar!!! Artigos mencionados no episódio: 25 de Abril, o ponto de partida para o Orgulho LGBTI O 25 de Abril Também Passou Por Nós (e nós por ele) Nymphia Wind elogiada pela Presidente de Taiwan na vitória em RuPaul’s Drag Race Sasha Colby, vencedora de RuPaul’s Drag Race: “Sou uma mulher trans e uma drag queen. Sou a personificação do que querem erradicar” AbriLés 2024: Celebrar a Visibilidade Lésbica em Portugal EMIS24: Se és homem, mulher trans ou pessoa não binária que se sente sexualmente atraída por homens, este inquérito é para ti! CRONOLOGIA LGBTI DO 25 DE ABRIL 1974: 25 de Abril 1982: Homossexualidade descriminalizada 1999: Homossexuais e bissexuais podem servir abertamente nas Forças Armadas 2004: A orientação sexual é incluída na Constituição Portuguesa no artigo 13º – Princípio da Igualdade 2010: O Casamento é estendido a casais de pessoas do mesmo sexo 2015: Parlamento aprova adoção e apadrinhamento civil de crianças por casais do mesmo sexo 2018: Lei da autodeterminação de género 2021: Fim da discriminação na dádiva de sangue 2023: Criminalização das “terapias de conversão” INQUÉRITO EMIS2024: https://maastrichtuniversity.eu.qualtrics.com/jfe/form/SV_00TU5rrPxK3dzoO Jingle por Hélder Baptista 🎧 Este Podcast faz parte do movimento ⁠#LGBTPodcasters⁠ 🏳️‍🌈 Para participarem e enviar perguntas que queiram ver respondidas no podcast contactem-nos via Twitter e Instagram (@esqrever) e para o e-mail geral@esqrever.com. E nudes já agora, prometemos responder a essas com prioridade máxima. Podem deixar-nos mensagens de voz utilizando o seguinte link, aproveitem para nos fazer questões, contar-nos experiências e histórias de embalar: ⁠https://anchor.fm/esqrever/message⁠ 🗣 – Até já unicórnios #25deAbril #25deAbrilSempre #NymphiaWind #DragRace #TaylorSwift #TTPD — Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/esqrever/message
  1. Ep.197 – 25 de Abril SEMPRE! no teatro & The Tortured Poets Department
  2. Ep.196 – famílias & Famílias, Sasha Velour & The Big Reveal
  3. Ep.195 – Raffaella Carrà, Orville Peck e Drag Race

O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Youtube 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer

3 comentários

  1. Sobre o âmbito familiar, ainda atrelo, a memória fetal que tem grande peso, como em minha familia: eu e meus irmãos temos “resquícios” da vontade de nossa mãe que viessemos “meninas”, indo desde problemas de desenvolvimento atrelados ao gênero feminino como no caso da coluna até o que tem trejeitos bem afeminados! O irmão que faria o “meu tipo” como se diz, aconteceu esse entendimento depois que tive a primeira ejaculação motivada pela atração que as pernas de um colega me proporcionou. Ou seja, não é exatamente estar no ambiente predominante masculino que definiria a homossexualidade, mas ela surgida, nosso corpo “reage” a beleza de familiares, como de irmão!

  2. não vejo nada demais um irmão fuder com o outro do mesmo sexo. Eu mesmo quando pequeno senti desejo de dar a bunda e a melhor pessoa seria meu irmão. Eu provoquei ele bastante. ele vio pra cima de mim nobanho, eu corri fingindo que não queria e deixei ele me agarrar e ele botou a piquinha dele no meu cu e foi ótimo eu era bem pequeno. pena que foi só uma vez

Deixa uma resposta