17 anos depois da sua morte, Gisberta vai ter uma rua do Porto com o seu nome

17 anos depois da sua morte, Gisberta vai ter uma rua do Porto com o seu nome

17 anos depois da sua morte, Gisberta vai ter finalmente uma rua do Porto com o seu nome que assim lhe presta homenagem.

Depois da aprovação do seu nome para a bolsa de nomes da comissão de toponímia da Câmara Municipal do Porto, uma rua do Bonfim irá receber o nome Gisberta. A sua localização será perto do local onde foi encontrada morta. 

O jornal Público apurou que a proposta passou recentemente com maioria de votos da comissão, estando agora a porta aberta para a sua concretização. De acordo com fonte da Câmara do Porto, o nome de Gisberta será atribuído a uma das ruas do Bonfim, próxima do local onde foi assinada há 17 anos por um grupo de 14 menores. A data ainda é desconhecida.

Gisberta, uma mulher trans brasileira, foi assassinada em 2006 por um grupo de jovens no Porto num crime hediondo e transfóbico. Desde então tornou-se um ícone da luta contra a LGBTIfobia tanto em Portugal como no Brasil.

Em 2021, a Marcha do Orgulho LGBT no Porto promoveu um movimento cívico para que fosse dado o nome de uma rua do Porto a Gisberta. A atribuição do nome seria para a Organização “uma forma de a cidade não deixar esquecer este acontecimento. Pelo contrário“, reforça, “seria uma forma de o assumir. Não apenas como homenagem e memória de uma mulher a quem a cidade falhou. Mas, também, como compromisso para o futuro“.