Notícias Trans

Rua Gisberta Salce Júnior: movimento cívico pretende que o Porto recorde e homenageie ícone trans

A Marcha do Orgulho LGBT no Porto está a promover um abaixo-assinado "por um Porto que se lembre de Gisberta Salce Júnior".

Promovido pela Marcha do Orgulho LGBT no Porto (MOP) e no ano em que se assinalam 15 anos desde o assassinato de Gisberta Salce Júnior, surge um movimento cívico para que o seu nome seja atribuído a uma rua da cidade do Porto. É neste sentido que surge um abaixo-assinado, que poderá ser assinada por colectivos e por pessoas individuais, com a proposta e que será entregue à Comissão de Toponímia do Porto. A organização recorda que a proposta já acontecera no passado por diversas vezes, em diferentes contextos, embora estas nunca tenham sido consideradas pela Comissão.

A atribuição do nome de Gisberta Salce Júnior a um arruamento da cidade seria para a Organização “uma forma de a cidade não deixar esquecer este acontecimento. Pelo contrário“, reforça, “seria uma forma de o assumir. Não apenas como homenagem e memória de uma mulher a quem a cidade falhou. Mas, também, como compromisso para o futuro“.

15 anos depois a violência de que a Gisberta foi alvo continua presente nas ruas do Porto, recordando a MOP que a comunidade trans continua largamente exposta à mesma marginalização, preconceito e violência que entregam às ruas todas as pessoas que a cidade é incapaz de proteger e abrigar com a mesma dignidade a que qualquer ser humano tem direito.

O abaixo-assinado e a importância da memória de Gisberta estiveram em discussão no Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈

As subscrições ao abaixo-assinado podem ser feitas até julho aqui: Abaixo-Assinado por um Porto que se lembre de Gisberta Salce Júnior.

A MOP anunciou igualmente que durante os próximos meses, a par desta ação, irá promover um ciclo de conversas e debates a que chamou “Se esta rua fosse minha”, onde irá discutir, abertamente e com quem se quiser juntar, os seus desejos para uma cidade que protege e celebra as suas pessoas.


T7 | Ep.15 – Come Alive: Gene Gay e a Homofobia na Academia Dar Voz a esQrever: Pluralidade, Diversidade e Inclusão LGBTI 🎙🏳️‍🌈

O nonagésimo nono episódio do Podcast Dar Voz A esQrever 🎙️🏳️‍🌈 é apresentado por nós, Pedro Carreira e Nuno Gonçalves. O Nuno faz a sua dose semanal de oversharing e depois comentamos a asneira de um docente de Medicina da Universidade do Porto, levando-nos a uma discussão alargada sobre o que é o "gene gay" e se ele existe ou não. No Dar Voz A… destacamos o Festival Internacional de Ciência e o documentário Madame X de Madonna. Podes votar no Dar Voz A esQrever para o Prémio do Público do Festival Podes em 👉 https://podes.pt/votar/🦄🌈 Para participarem e enviar perguntas que queiram ver respondidas no podcast contactem-nos via Twitter e Instagram (@esqrever) e para o e-mail geral@esqrever.com. E nudes já agora, prometemos responder a essas com prioridade máxima. Podem deixar-nos mensagens de voz utilizando o seguinte link, aproveitem para nos fazer questões, contar-nos experiências e histórias de embalar: https://anchor.fm/esqrever/message 🗣 – Até já unicórnios 🦄 Música por Madonna; Jingle por Hélder Baptista 🎧 Este Podcast faz parte do movimento #LGBTPodcasters 🏳️‍🌈 Nota: No lançamento inicial deste episódio foi dado um nome ao professor da notícia abordada com base numa notícia do Observador que não se verificou totalmente correta, daí termos decidido retirar essa menção. Pedimos desculpa pelo erro.
  1. T7 | Ep.15 – Come Alive: Gene Gay e a Homofobia na Academia
  2. T7 | Ep.14 – Young Blood: Sobrevivente de abuso sexual
  3. T7 | Ep.13 – Mau Feitio: Queer Lisboa 25, Polónia recua na LGBTIfobia, Escócia aposta na educação LGBTI e LEGO vs Playmobil

O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Google Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer

2 comentários

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: