Polónia: Presidente Andrzej Duda diz que ser LGBTI é uma “ideologia” pior que o comunismo: “estão a tentar convencer-nos que são pessoas!”

O Presidente da Polónia, Andrzej Duda, comparou uma alegada “ideologia LGBTI” à doutrinação comunista da era soviética num discurso em plena campanha eleitoral, apenas alguns dias depois de o Presidente que tenta a reeleição apresentar um pacote de medidas “pró-família”, que inclui compromissos como impedir o casamento igualitário, a adoção de crianças por parte de casais do mesmo sexo e a educação de entidades LGBTI nas escolas.

O Presidente argumentou que a geração dos seus pais não lutou “durante 40 anos para expulsar a ideologia comunista das escolas” para que agora se aceite a “vinda de outra ideologia, ainda mais destrutiva para o ser humano”.

“Estão a tentar convencer-nos de que são pessoas, mas isso é uma ideologia”, disse Duda, aplaudido ao som de “Andrzej Duda!” numa conferência lotada.

A questão tem sido um tema recorrente durante a campanha eleitoral, na primeira vez que existe um candidato abertamente gay, Robert Biedron, o líder do partido de esquerda “Primavera”. Biedron, ex-presidente da Câmara de Slupsk, e atualmente membro do Parlamento Europeu, condenou as declarações de Duda no Twitter, responsabilizando-o pelo assédio sofrido pelas pessoas LGBTI no país e pediu para que “acabe com o ódio“. “As pessoas LGBTI constituem um teste para a situação da democracia na Polónia. Na realidade, não se trata das pessoas LGBTI, mas sim de dividir a sociedade“, referindo-se ao discurso do PiS.


Esta notícia esteve em destaque no Podcast dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈, oiçam:


O principal adversário de Duda, o liberal Rafal Trzaskowski, do partido Plataforma Cívica, também se posicionou a favor dos direitos LGBTI e apoiam a celebração da Marcha do Orgulho LGBTI, em Varsóvia, quando foi autarca dessa cidade.

Nos últimos anos, a retórica do Partido da Justiça e Desenvolvimento e da Igreja Católica contra o que consideram ser uma “ideologia” contrária aos valores tradicionais aumentou de tom, tendo havido atos violentos contra as Marchas do Orgulho LGBTI e vários municípios polacos declararam-se “zonas livres de LGBTI“. Esta é uma realidade que tem afectado a população LGBTI polaca, que tem medo de dar as mãos e que tem denunciado que viver naquele país tem sido como “regressar à Idade Média“, denunciando também um aumento de casos de suicídio entre jovens LGBTI.

Como questionou ontem Filipe Honório:

Já foi condenado pelo Parlamento Europeu, que representa os cidadãos europeus. Já foi condenado pela Comissão Europeia, que representa a UE de forma global, executiva. O Conselho Europeu, que representa os Estados europeus, está à espera de quê para concretizar a condenação?

Linhas de Apoio e de Prevenção do Suicídio em Portugal

Linha LGBT
De Quinta a Sábado, das 20h às 23h
218 873 922
969 239 229

SOS Voz Amiga
(entre as 16 e as 24h00)
213 544 545
912 802 669
963 524 660

Telefone da Amizade
228 323 535

Escutar – Voz de Apoio – Gaia
225 506 070

SOS Estudante
(20h00 à 1h00)
969 554 545

Vozes Amigas de Esperança
(20h00 às 23h00)
222 080 707

Centro Internet Segura
800 219 090

Fonte: Lusa.


T5 | Ep.3 – Te Amo: Dia da Visibilidade Bissexual, RBG, JK e UvdL Dar Voz a esQrever: Pluralidade, Diversidade e Inclusão LGBTI 🎙🏳️‍🌈

  1. T5 | Ep.3 – Te Amo: Dia da Visibilidade Bissexual, RBG, JK e UvdL
  2. T5 | Ep.2 – This is America? Queer Lisboa, #OscarsNotSoWhite, Fã de Fonda e Pryde de Kitty
  3. T5 | Ep.1 – What’s Her Name? E também Pinguins e Nuno Melo

O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:

👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Google Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 SoundCloud 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer

Se não estivermos ainda disponíveis na vossa app favorita, podem subscrever via 👉 RSS.

A processar… ⏱
Sucesso! 🌈

3 comments

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s