Cinema Cultura Música Notícias Teatro

Festival Política ultrapassa Fronteiras na sua terceira edição minhota

“Fronteiras” de André Murraças, espectáculo humorístico de Carlos Pereira, ciclo de cinema dedicado à Europa, documentário “Collective” que esteve nomeado para os Óscares da Academia e workshops presenciais e online.

Após a programação do Festival Política que decorreu no mês de abril no Cinema São Jorge em Lisboa, estreia dia 6 de maio, em Braga, a 3ª edição minhota do evento. A programação desenvolve-se, tal como em Lisboa, sob o tema “Fronteiras”, entendidas como barreiras físicas, psicológicas e políticas, que se apresentam como entraves à inclusão das pessoas no território ou na comunidade. Eis alguns dos destaques:

6 de maio. 21h15: “Fronteiras”, um espetáculo de André Murraças
“Fronteiras” é um solo sobre a ideia de migração que conta as histórias de quem mudou de país à procura de uma nova vida. Usando objetos pessoais e testemunhos reais, André Murraças leva-nos a diferentes alturas do universo da migração, começando em Ellis Island, passando pela França e Berlim em guerras diferentes ou relembrando ainda os barcos perdidos no Mediterrâneo que tentam chegar à Europa. Há muitas histórias reais que ficam por contar. É preciso não esquecer estas pessoas. Encenação, texto, interpretação: André Murraças.

7 de Maio 18h30: Histórias de fronteiras em Braga
Apresentação do projeto “Travessia”, por Ambigular
Ambigular é uma plataforma que conta histórias na perspetiva de quem as vive. “Travessia” é um podcast e um livro ilustrado produzidos após três meses a escutar e a contar histórias com um grupo de mulheres, provenientes do Iraque, Sudão, Sudão do Sul e Nigéria, refugiadas em Braga, acolhidas pelas associação Adolescere. É hora de ouvir estas histórias. 

Estreia do documentário “Braga, uma porta aberta?”, por Mooca Fixe
“Braga, uma porta aberta?” o coletivo Mooca Fixe resgata as histórias e vivências das comunidades imigrantes face à sua integração na cidade. O documentário é um alerta sobre a afirmação de uns, e da resistência e resiliência de outros. 

7 de Maio. 21h: Espetáculo de humor por Carlos Pereira
O quotidiano, as discriminações e os direitos humanos. Carlos Pereira nasceu em São Tomé e Príncipe, faz stand up comedy e foi uma das caras do Levanta-te e Ri, da SIC. Em breve vai estrear a sua nova série na RTP Play.

8 de Maio. 11h: Memória e passado em cena. Um seminário-encontro com André Murraças – ONLINE
Sessão online. Neste seminário, o dramaturgo e encenador André Murraças abordará os temas da memória e passado no seu trabalho teatral. Vamos conhecer mais a fundo os seus espectáculos O Triângulo Cor-de-Rosa, 50 – Orlando, Ouve e Fronteiras – criado para a edição deste ano do Festival Política. E pensar em conjunto como o teatro se pode relacionar com o que nos é deixado pela História. Necessária inscrição prévia através do e-mail: participa.politica@gmail.com. Caso necessites de tradutor de Língua Gestual Portuguesa informa-nos no momento da inscrição.

8 de Maio. 11h “Revolução Cigana” – documentário e conversa
“Para uma mulher cigana, é complicado”. Esta é a história de uma equipa de jovens ciganas de Braga que desafia estereótipos e luta pelo futebol feminino. Exibição do documentário/reportagem “Revolução Cigana” do Canal 11, seguido de uma conversa moderada pela jornalista Bárbara Baldaia, autora de “Revolução Cigana”, com a presença das protagonistas e das responsáveis pelo projeto Geração Tecla E8G, da Cruz Vermelha Portuguesa. Moderadora da conversa: Bárbara Baldaia.

“Encara Hi Ha Algú Al Bosc”, de Teresa Turiera-Puigbò, 55’ – Espanha ONLINE – VIMEO DO FESTIVAL NOS 3 DIAS DO FESTIVAL
Lejla Damon é uma jovem de 25 anos, que cresceu numa família de classe média em Londres. Os seus pais,  jornalistas, acompanharam a guerra da Bósnia. Em dezembro de 1992, durante as filmagens num hospital de  Sarajevo que estava a ser bombardeado, viram uma mulher a querer afogar o bebé que acabara de dar à luz. O  bebé era fruto de uma violação e considerado semente do inimigo. Durante as guerras dos Bálcãs, entre 25 mil  e 50 mil mulheres foram vítimas de violência sexual. Lejla, Alen, Ajna são crianças nascidas da violação.  25 anos depois, juntam-se aos sobreviventes na sua luta para quebrar o silêncio e superar o estigma.

“Ekai”, de Arantza Ibarra, 20’ – Espanha ONLINE – VIMEO DO FESTIVAL NOS 3 DIAS DO FESTIVAL
A história do jovem transgénero Ekai Lersundi, que se suicidou em 2018 após lutar contra a burocracia para  aceder a tratamentos hormonais. Prémio do Público no festival Zinegoak, de Bilbau

Tanto os eventos presenciais como online do festival são gratuitos. De forma a garantir a acessibilidade e inclusão, os conteúdos são acompanhados por tradução em Língua Gestual Portuguesa. Todas as sessões de cinema são legendadas em português, incluindo as de língua portuguesa. Poderão assistir online a 6 filmes sobre a Europa de 6 a 8 de maio.

Os bilhetes para cada dia estão disponíveis na plataforma Eventbrite ou então levantados no próprio dia no Centro de Juventude de Braga. Após o início das sessões não será possível entrar nas salas.


T7 | Ep.12 – BONEKINHA: UÉ, Autárquicas, Gloria Groove e Queer Lisboa Dar Voz a esQrever: Pluralidade, Diversidade e Inclusão LGBTI 🎙🏳️‍🌈

O nonagésimo sexto episódio do Podcast Dar Voz A esQrever 🎙️🏳️‍🌈 é apresentado por nós, Pedro Carreira e Nuno Gonçalves. Falamos do artigo do Diogo Pereira sobre a iniciativa anti-homofobia na União Europeia, do feito pelo André Malhado a analisar o novo video de Gloria Groove e ainda falamos das Autárquicas desta semana e das nossas idas ao Queer Lisboa. No Dar Voz A… destacamos Star Crossed, o novo álbum da Kacey Musgraves e o regresso de Sex Education. https://open.spotify.com/episode/3oZ3gCsKRFi6dGnVwD6ovH Para participarem e enviar perguntas que queiram ver respondidas no podcast contactem-nos via Twitter e Instagram (@esqrever) e para o e-mail geral@esqrever.com. E nudes já agora, prometemos responder a essas com prioridade máxima. Podem deixar-nos mensagens de voz utilizando o seguinte link, aproveitem para nos fazer questões, contar-nos experiências e histórias de embalar: https://anchor.fm/esqrever/message 🗣 – Até já unicórnios 🦄 Música por Gloria Groove; Jingle por Hélder Baptista 🎧 Este Podcast faz parte do movimento #LGBTPodcasters 🏳️‍🌈
  1. T7 | Ep.12 – BONEKINHA: UÉ, Autárquicas, Gloria Groove e Queer Lisboa
  2. T7 | Ep.11 – Birthday Cake: Homofobia nas Autárquicas, 'Preferência Sexual', Queer Lisboa e The White Lotus
  3. T7 | Ep.10 – Whole Lotta History: Paulo Rangel, Robyn Lambird, Kylie Sonique Love e Sarah Harding

O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Google Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: