
Elya Shchemur, ativista pelos direitos LGBTI de Kharkiv, Ucrânia, foi morta durante o bombardeio russo ao centro da cidade. O trágico desenlace deu-se no escritório de defesa territorial local onde Elya se voluntariou, noticiaram colegas do Kharkiv Pride.
“Elya era uma ativista e uma patriota: ela participou em todas as ações possíveis e eventos democráticos de Kharkiv. Juntamente com Elya, organizámos três Prides em Kharkiv e três marchas feministas. Ela estava envolvida na defesa dos direitos humanos e celebrações do Orgulho LGBTI”, anunciou a organização.
Com apenas 21 anos, Elya estudava direito enquanto desenvolvia o seu ativismo num país que se viu invadido pela Rússia nas últimas semanas. Apesar de negado – tal como a própria invasão até esta acontecer a 24 de fevereiro – há informações de que a Rússia tem lista de “ativistas pelos direitos gay” para “serem mortas ou enviadas para campos”.
Já as pessoas trans que ainda se encontram na Ucrânia vivem momentos de dificultada fuga. A incoerência entre a sua identidade e os documentos oficiais (e falaciosos), obriga-as a sobreviver sozinhas e a encontrar estratégias de fuga com a ajuda de associações no terreno.
“Elya inspirou e motivou não apenas a nossa equipa, mas todas as pessoas voluntárias em seu redor. As pessoas seguiram-na na sua luta pela liberdade e pela igualdade“, relembrou o Kharkiv Pride. “Não a esqueceremos!”

Ep.178 – Pessoas trans e terapia hormonal, LGBTI de férias e… Visibilidade Bissexual! – Dar Voz a esQrever: Notícias, Cultura e Opinião LGBTI 🎙🏳️🌈
O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Google Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer