Disney promete ajudar a revogar lei “Don’t Say Gay” da Flórida: “Nunca deveria ter sido aprovada”

Disney promete ajudar a revogar a lei "Don't Say Gay" da Flórida: "Nunca deveria ter sido aprovada"
Variação de imagem da Variety.

É sabido que a Disney tem sido tímida no seu apoio à população LGBTI e à sua representação nas suas obras. Com a aprovação do projeto de lei “Don’t Say Gay” na Flórida, a empresa de entretenimento emitiu um comunicado prometendo ajudar a revogar a controversa legislação.

projecto de lei proíbe a “discussão sobre orientação sexual ou identidade de género nas salas de aula” dos infantários e até ao terceiro ano, daí o nome dado por pessoas críticas ao mesmo, “Don’t Say Gay”.

É comum as empresas norte-americanas financiarem pessoas e projetos diversos e opostos, numa lógica de, independentemente do resultado, conseguirem influência política. Sairão assim beneficiadas, seja qual for a pessoa ou projeto que ganhe mais votos. Uma imparcialidade liberal?

O projeto HB 1557 da Flórida, também conhecido como “Don’t Say Gay’, nunca deveria ter sido aprovado e nunca deveria ter sido assinado em lei“, diz o comunicado. “O nosso objetivo como empresa é que esta lei seja revogada pela legislatura ou derrubada nos tribunais. Continuamos comprometidos em apoiar as organizações nacionais e públicas que trabalham para o conseguir. Estamos dedicados a defender os direitos e a segurança dos membros LGBTQ+ da família Disney, bem como da comunidade LGBTQ+ na Flórida e em todo o país.”

Equipas da Disney e da Pixar uniram forças para proteger pessoas LGBTI

Antes do projeto de lei ser aprovado no Senado da Flórida, pessoas da comunidade LGBTQ da Disney enviaram a Bob Chapek, diretor executivo, e a outras lideranças da empresa uma carta a solicitar que a empresa “emitisse uma declaração pública a condenar as políticas anti-LGBTQIA+ nos EUA“.

Depois da pressão, Chapek emitiu uma declaração pública. Nela afirmou que o “maior impacto” que a Disney pode causar “na criação de um mundo mais inclusivo é através do conteúdo inspirador” que produz. Esta resposta provocou indignação por tomar uma ‘posição suave’.

Numa reunião de acionistas dias depois, Chapek anunciou que a Disney iria doar 5 milhões de dólares à Human Rights Campaign e a outras organizações de direitos LGBTI.

Equipa da Pixar emitiu uma carta a exigir que a Disney retirasse o apoio financeiro a todas as legislaturas que apoiavam o projeto de lei “Don’t Say Gay”. Pediu também que “tomasse uma posição pública clara” contra a legislação e outras semelhantes. A carta alega que os executivos corporativos da Disney exigiram cortes de “quase todos os momentos de afeto abertamente gay” nos conteúdos da empresa.


Ep.178 – Pessoas trans e terapia hormonal, LGBTI de férias e… Visibilidade Bissexual! Dar Voz a esQrever: Notícias, Cultura e Opinião LGBTI 🎙🏳️‍🌈

O CENTÉSIMO SEPTUAGÉSIMO OITAVO episódio do Podcast Dar Voz A esQrever 🎙️🏳️‍🌈 é apresentado por nós, Pedro Carreira e Nuno Miguel Gonçalves. Falamos de mais um estudo científico que declara que a terapia hormonal melhora a saúde mental de pessoas trans e de estatísticas de discriminação de pessoas LGBTI em locais de férias. Como tema principal falamos de bissexualidade em honra do Dia da Visibilidade Bi no dia 23 de Setembro. No Dar Voz A… damos destaque ao RuPaul's Drag Race Down Under e ao último álbum de Anohni, My Back Was a Bridge for You to Cross. Artigos mencionados no episódio: Pessoas adultas trans com acesso a testosterona têm melhores resultados de saúde mental 79% das pessoas LGBTQIA+ pondera a sua segurança ao escolher locais para viajar Combater mitos e preconceitos: Como Apoiar a Juventude Bissexual Jingle por Hélder Baptista 🎧 Este Podcast faz parte do movimento #LGBTPodcasters 🏳️‍🌈 Para participarem e enviar perguntas que queiram ver respondidas no podcast contactem-nos via Twitter e Instagram (@esqrever) e para o e-mail geral@esqrever.com. E nudes já agora, prometemos responder a essas com prioridade máxima. Podem deixar-nos mensagens de voz utilizando o seguinte link, aproveitem para nos fazer questões, contar-nos experiências e histórias de embalar: https://anchor.fm/esqrever/message 🗣 – Até já unicórnios Linhas de Apoio e de Prevenção do Suicídio em Portugal Linha LGBTDe Quinta a Sábado, das 20h às 23h218 873 922969 239 229SOS Voz Amiga(entre as 16 e as 24h00)213 544 545912 802 669963 524 660Telefone da Amizade228 323 535Escutar – Voz de Apoio – Gaia225 506 070SOS Estudante(20h00 à 1h00)969 554 545Vozes Amigas de Esperança(20h00 às 23h00)222 080 707Centro Internet Segura800 219 090 Quebrar o Silêncio (apoio para homens e rapazes vítimas de abusos sexuais) Linha de apoio: 910 846 589 Email: apoio@quebrarosilencio.pt Associação de Mulheres Contra a Violência – AMCV Linha de apoio: 213 802 165 Email: ca@amcv.org.pt Emancipação, Igualdade e Recuperação – EIR UMAR Linha de apoio: 914 736 078 Email: eir.centro@gmail.com — Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/esqrever/message
  1. Ep.178 – Pessoas trans e terapia hormonal, LGBTI de férias e… Visibilidade Bissexual!
  2. Ep.177 – Discurso de Ódio Online, Queer Lisboa 27, Roísín Murphy e… TERFs!
  3. Ep.176 – Rubiales, JMJ e Nossa Senhora… BJÖRK!

O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Google Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer