Marcha do Orgulho LGBTI+ do Porto 2023: “Não há cura para a minha existência, só orgulho e resistência!”

Marcha do Orgulho LGBTI+ do Porto 2023: "Não há cura para a minha existência, só orgulho e resistência!"

Depois do sucesso da edição de 2022, a Marcha do Orgulho LGBTI+ do Porto vai voltar às ruas em 2023! A marcha acontece no dia 8 de julho com ponto de encontro pelas 15h na Praça da República no Porto.

A 18ª edição da Marcha do Orgulho LGBTI+ do Porto “é um apelo poderoso para que todas as pessoas se unam e reivindiquem os direitos que nos são negados“, refere a organização. No dia 8 de julho levará as nossas vozes às ruas da cidade do Porto “exigindo uma sociedade que nos respeite tal como somos, sem medo ou discriminação“. 

O foco na Marcha de 2023 centra-se na saúde, na habitação, num futuro seguro e digno.

O orgulho é aqui visto como uma “bandeira de resistência contra um sistema opressor” que tenta apagar a população LGBTI+ e que tenta curá-la. “Não há nada de errado em sermos quem somos. Somos pessoas valiosas, com contribuições significativas para a sociedade, e merecemos ser tratades com respeito e dignidade. Acreditamos na força coletiva para desafiar e transformar um mundo que nos marginaliza.”

Depois da Marcha do Orgulho LGBTI+, o Arraial+ Orgulhoso do Porto

Com ponto de encontro às 15h na Praça da República, o restante trajeto será revelado em breve. No final da marcha, será celebrada a inclusão na 3ª edição do “Arraial + Orgulhoso do Porto”, com local a ser revelado futuramente. Garante a organização que será um espaço seguro, repleto de amor e celebração para todas as pessoas presentes.

A organização convida todas as pessoas amigas “a trazerem as vossas comunidades para pintar as ruas com as cores do arco-íris“. No dia 8, “marcharemos, gritaremos e dançaremos, lembrando a todas as pessoas que o amor é um direito universal.”

E relembra, “a marcha não é apenas uma festa. É um manifesto, um ato político de resistência“. Porque a marcha “é uma oportunidade para exigir igualdade, justiça e liberdade para todas as pessoas LGBTI+“.

O convite está feito, para que todas as pessoas se juntem e façam parte da luta: “Bem-vindes à maioridade da Marcha do Orgulho LGBTI+ do Porto. Unides, somos invencíveis! 🏳️‍🌈🏳️‍⚧️

Depois de voltas e reviravoltas, a organização anunciou que a mesma vai, sob o direito à manifestação, ter ponto de encontro às 15h na Praça da República e marchará até ao Largo Amor de Perdição que será palco da leitura do manifesto.